terça-feira, 11 de outubro de 2011

pelo menos não é o Tiririca!!!

Estava eu procurando sei lá o que no Youtube quando um vídeo na barra lateral me chamou a atenção. Era um depoimento de um artista québécois falando do corte orçamentário para a área da cultura e criticando outras atitudes governamentais. Depois que vi esse também cliquei em vários outros da mesma série: Unissons nos Voix.

 « UnissonsNosVoix.ca propose un éventail de paroles citoyennes dans le cadre de la campagne fédérale canadienne 2008. Cette initiative 100% indépendante et bénévole n'a été financée par aucun parti politique. »



Na verdade é um monte de gente famosa (ou semi-famosa, vai saber) malhando o Harper e o partido conservador. O site é de 2008 e nem está mais no ar, mas acho que as opiniões e críticas não mudaram muito de três anos para cá.

Achei legal ver os depoimentos. É uma maneira de conhecer um pouco o que parte dos québecas pensam e também ir se familiarizando com os artistas de lá, esses que nós veremos quando ligarmos a TV e abrirmos os jornais, revistas, internet.

Até agora por mais que eu tente acompanhar os jornais e o que se passa no país e na província eu ainda não tenho uma opinião definida sobre os partidos canadenses e seus políticos. Comecei a simpatizar com o Jack Layton poucas semanas antes da sua morte e quanto ao Harper, nunca fui com a cara dele (só ri muito dela quando assisti um vídeo onde a edição fez ele repetir uma centena de vezes a palavra “élection” – que ele não sabe pronunciar direito). 

Enfim, o que eu quero dizer é que não entendo patavinas da política canadense mas quero começar a entender. Não sou contra nem a favor dos conservadores, pelo simples fato de não estar a par de tudo o que se passa no governo de lá. Mas uma coisa é fato: se vou morar na parte de cima do Equador, é melhor começar a me inteirar sobre o que rola por lá.

Ah, mudando um pouquinho (mas não muito) de assunto...
Quinta-feira, dia 13, às 7h00 (horário ingrato!) vai passar um documentário na TV5 chamado Terre D’accueil - 30 Ans Plus Tard. 
"Ao final dos anos 70, cerca de 250 crianças estrangeiras eram acolhidas por famílias do Québec, fazendo delas os pioneiros da adoção internacional. Trinta anos depois, Terre d'Accueil reúne oito daquelas crianças, hoje adultos, para fazer um balanço de sua experiência e falar sobre sua busca de identidade."
Pra quem quiser/puder assistir, acho que pode ser bem interessante!

Bisous!

2 comentários:

  1. Muito engraçado o video do Harper. hehehe

    Também tinha uma simpatia pelo Jack Leyton e não entendo muito bem a política canadense, mas de uma coisa eu sei... Sou contra qualquer um que tenha apoiado o governo Bush.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Pois é Flávio, eu tb sou contra o Bush, e pelo q eu vi o Harper vai (ou foi) meio q na cola dele.
    Bom, a gnt ainda ver ter uns 4 ou 5 anos pela frente até poder votar no Canadá... isso se eu realmente quiser votar lá, pq aqui eu só voto msm pq sou obrigada. Infelizemente!

    ResponderExcluir