domingo, 11 de setembro de 2011

Viajando #2: Brugge

Ah Bélgica, o paraíso do chocolate e da cerveja. Alguém precisa de mais alguma coisa na vida???
Talvez sim, mas uma coisa é certa: depois de uma ida à Bélgica você nunca mais beberá cerveja e comerá chocolates como fazia antes. Fora os maravilhosos waffles! Você sai na rua e logo já sente aquele cheirinho maravilhoso de waffle fresquinho invadindo o ambiente! Tão bom!

Mas à parte seu lado gourmet, a Bélgica pode ser um lugar muito interessante de se conhecer. Fui parar lá por acaso. Nunca tinha planejado visitá-la, até que uma amiga querida foi morar lá por um tempo e eu logicamente aproveitei para fazer uma visitinha. Não deu tempo de conhecer muita coisa, infelizmente, mas os lugares que pude ver foram todos aprovadíssimos. Um deles é Brugge.

Cidade de cerca de 120 mil habitantes, localizada no norte do país na região de Flandres, conhecida como “Veneza do Norte” por seus incontáveis canais, Brugge é uma das cidades mais conhecidas da Bélgica. A maior parte de sua arquitetura medieval está intacta até hoje e seu centro histórico faz parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 2000. Logo que cheguei (e consegui achar o centro histórico) tive a sensação de estar em uma cidade cenográfica. A cidade é realmente muito bem conservada, os prédios são todos antiqüíssimos, mas acho que a grande concentração de turistas tirou um pouco o ar “medieval” da cidade pra mim.  Também achei a cidade um pouco cinzenta demais. Não pelo fato de que estava nublado e chovendo, mas porque na minha opinião falta um certo colorido à cidade. Mas também nada de se estranhar para uma vila medieval. Esse ar sóbrio combina com ela e acho que faz parte do seu charme.

Para quem está por perto e tem um dia de folga na agenda, Brugge vale muito uma visita. De Bruxelas é mais ou menos 1 hora e meia de trem, se não me engano, com algumas paradas nas principais cidades pelo caminho.  Eu fui no outono e quando cheguei estava chovendo, por isso não deu pra aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, mas mesmo assim conheci todo o centrinho, fui em diversas lojinhas super cute que vendem chocolates, docinhos diversos e quinquilharias souvenirs.Olhei tudo, não comprei nada (eh, turista pobre é f***). Vi uma das Madonnas de Michelangelo numa das igrejas da cidade, andei de barquinho pelos canais, tomei uma trappist muito boa, pra variar me perdi na hora de voltar pra estação (e ninguém da cidade sabia indicar o caminho certo, by the way), e pra variar II perdi o trem por uns 2 minutos e tive que esperar mais uns 40 até o próximo.  Mas beleza, deu tempo de chegar em Leuven, onde estava hospedada, antes da balada começar.

As fotos feiosas são as minhas e as poderosas são do Wikipedia.

Estacionamento de bikes ao lado da estação ferroviária
The Belfry, na The Markt, a praça central
The Markt, principal praça do centro histórico
Uma das inúmeras lojinhas de doces e bombons
The Provinciaal Hof, na The Markt
É fácil se transportar para o passado num lugar assim
O Spiegelrei e o Langerei

Bisous!

Um comentário:

  1. A Lady nunca foi a Brugge, mas viu o filme In Brugge com o tesudo Colin Farrel e muito lhe apeteceu. A cidade realmente parece uma das mais lindas do mundo e me deu uma vontade louca de tomar umas cervejas e comer chocolate, tudo junto. Just in case: http://www.youtube.com/watch?v=0jh2Xct8AMo

    ResponderExcluir