sábado, 17 de setembro de 2011

1+1=3

A esperta aqui querendo fugir dos analfabetos funcionais brasileiros, escolhe pra morar um lugar cheio de analfabetos funcionais. Canadenses.

Pandemia ou é meu dedo podre?

" A metade dos adultos no Québec tem baixa competência em leitura. A metade! Seus pobres domínios da língua francesa não os permitem ler e compreender um pequeno texto. Em um reportagem em uma classe de alfabetização o professor apontou que a face do analfabetismo mudou de maneira preocupante. Além das pessoas que são obrigadas a deixar a escola por causa do trabalho, agora encontra-se cada vez mais jovens que passam do primário para o secundário sem saber ler nem escrever." 
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Ficou curioso em quantas andam esses números por aqui? 

"Segundo dados de 2005 do IBOPE, no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da população (30% no nível 1 e 38% no nível 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da população) são plenamente alfabetizadas, isto é, estão no nível 3 de alfabetização funcional." Fonte: wikipedia

É galera, é por isso que ninguém me entende! haha

Bisous!

2 comentários:

  1. Bem, o Québec ainda tem a "desculpa" (esfarrapada, claro) de que grande parte da população não é francófona e "aprendeu" o francês depois de certa idade, ficando, dessa maneira, mais facilmente sujeitos ao analfabetismo funcional. E no Brasil?
    Bjs,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lídia, obrigada pela visita!
    Pois é, fiquei horrorizada com essas estatísticas. Sabia que a coisa no Brasil tava bem feia mas não imaginava que estava tanto. É muito triste saber que essa é a realidade do nosso país. Espero muito que as coisas mudem, tanto aqui quanto lá, pois acredito que só um povo educado e consciente pode fazer um país descente. (rimou! haha).
    Bjos
    Camila

    ResponderExcluir