terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vida econômica

Vira e mexe minha cabeça fica me estressando com pensamentos conflitantes. No momento um deles é o fator “economia”. Tenho economizado tudo o que posso e não posso para poder ter um começo de vida mais decente assim que eu chegar no Canadá. Desde dezembro não compro absolutamente nada para mim que não seja item de necessidade básica. Todas as coisas que não são de necessidade extrema estão cortadas da minha lista de despesas. Até aí tudo bem no que se refere a roupas, sapatos, acessórios, livros, bugigangas, eletrônicos, etc. Eu consigo viver muito bem sem comprar coisinhas novas, mesmo porque agora chegou a hora de praticar o desapego, mais do que nunca. Quanto menos coisa eu tiver pra levar na viagem, menos vou gastar com excesso de bagagem e melhor ainda, resolvo um problema muito mais grave: andar sozinha com 5 malas no aeroporto (fora arranjar um carro onde caiba tudo).



Mas de tanto economizar minha vida virou econômica. Estou economizando em viver. A economia chegou no nível de não poder sair, viajar, passear, fazer coisas legais, programas culturais (quando tem algum), enfim, me divertir. Eu fico pensando que não posso gastar com besteira, mas isso não é besteira. Isso tudo faz parte do meu bem-estar emocional. A toda hora eu penso que deveria aproveitar muito meu tempo aqui para sair com os amigos, a família, ir para a praia, conhecer algum lugar do Brasil que eu não conheço ainda e que tenho vontade de conhecer, enfim, curtir os lugares e as pessoas que estarão longe de mim daqui um ano, sabe-se lá por quanto tempo. Mas tudo isso implica gastar dinheiro, coisa que não posso fazer. E aí minha cabeça volta a dar nó. Se pelo menos a cotação do dollar fosse invertida, eu já ficaria bem mais felizinha.

Preciso urgente tirar aquela carta do Banco Imobiliário que diz “você ganhou uma herança inesperada”, só que tem que ser na vida real!

E a única conclusão que eu posso tirar disso tudo é que os pensamentos conflitantes continuarão na minha cabeça. Pra ganhar uma coisa é preciso perder outra, não tem jeito. E saber a dosagem ideal de nossas perdas e ganhos, isso só a gente mesmo pode descobrir.

Bisous!

6 comentários:

  1. Olá Camila,
    Como eu acompanho o site do Eric Sobral "Eu no Quebec, acabei vendo a sua mensagem e cliquei no seu blog.
    Eu também estou no processo e economizando cada centavo, então, não sei se te consola(rs).
    Não tenho blog, pois gosto mais de acompanhar os que encontro. Agora tenho o seu.
    Um abraço e boa sorte!

    Cilei

    ResponderExcluir
  2. Oi Cilei, td bem?
    Em que etapa do processo está?
    Esperar e esperar só faz crescer nossa angústia, acho que o blog é bom pra desestressar um pouco e conhecer pessoas como vc, que tb estão passando pelo mesmo. E ainda por cima ter blog é de graça!
    Boa sorte tb e vamos torcendo pro consulado acelerar.
    Abraços
    Camila

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila, acabei chegando aqui por meio de outro blog... Concordo com vc que é preciso economizar sim, quanto mais tempo vc conseguir se manter com suas economias no Québec mais segura vc estará até se adaptar ao idioma daqui e a procura de emprego. Mas não se prive de viver a vida ai tbm.
    Claro que nao fiquei gastando $$ antes de vir p cá, tbm economizei na medida do possível, mas toda semana me encontrava com meus amigos nem q fosse para tomar um copo de cerveja e bater papo, ou então marcávamos de ir à casa de alguém pedia uma pizza.
    Na minha opinião tudo é questão de equilíbrio. Bonne chance et à bientôt!

    ResponderExcluir
  4. Camila,

    Cada escolha é uma renúncia. Abrimos mão de muitas coisas por aqui para conseguir realizar um projeto que, além de demorado, é caro!

    Economizar é importante nessa fase, mas não corte todos os seus pequenos prazeres de uma vez. Estabeleça uma regra ou um valor que você possa gastar com você e escolha bem.

    É bom se permitir alguns pequenos agrados, se não a gente fica louca! Procure programas gratuitos ou baratos e aproveite... ;-)

    Beijos,

    Julia.
    http://voilapourquoi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila,

    No fim das contas eu acabei aproveitando um pouco sim... não com viagens, mas curtindo as pessoas queridas de uma maneira não muito custosa... hehehe... em termos financeiros, é muito mais difícil imigrar sozinha... 2 fazendo francisação garantem uma relativa economia nas reservas... 1, not so much... 2 ganhando salario mínimo no começo vivem relativamente bem... 1, not so much... fora que os gastos de início são basicamente os mesmos para um solteiro ou para um casal... te assustei!?!? hehehe... O que eu quero dizer é, traga o máximo de $$ que vc conseguir, mas não deixe de aproveitar quem te quer bem ou o que vc gosta, de preferencia na forma de programinhas baratos... hehehe

    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Oi gente, obrigada pelos conselhos! To tentando aproveitar sem gastar muito. A chave é realmente encontrar um equilíbrio. E Ju, realmente, imigrar sozinha acho que é mais difícil, não só economicamente, mas tem seu lado bom tb! No fim das contas acho que o importante é estar bem as nossas decisões e seguir feliz!
    Bjao

    ResponderExcluir